Os aumentos salariais podem ocorrer com efeitos retroativos. Significa que terão de ser pagos valores em falta referentes a meses anteriores. Neste guia completo, explicamos em que consistem os retroativos, como são calculados e como se calcula a retenção em IRS a efetuar sobre eles.
Os jovens qualificados enfrentam algumas dificuldades na entrada no mercado de trabalho. Neste sentido, o IEFP desenvolveu o programa AVANÇAR, que promove a contratação destes jovens. Neste guia completo, explicamos o que é o programa AVANÇAR , quais os apoios concedidos e quando se pode candidatar.
Regra geral, a 1 de janeiro vence o direito a férias e subsídio de férias referentes ao trabalho prestado no ano anterior. Trata-se de uma situação de acréscimo, em que o gasto é do ano N e o processamento no ano N+1. Neste guia explicamos como calcular e reconhecer o acréscimo de gastos com férias.
Em Portugal, todos os fornecedores de bens e serviços, que tenham contacto com o público, são obrigados a ter Livro de Reclamações.Com a evolução tecnológica, surgiu o Livro de Reclamações Online. Neste guia explicamos o que é e quais as suas vantagens e limitações.
O IRC é um dos principais impostos pelas empresas em Portugal. Regra geral, este imposto incide sobre o lucro das pessoas coletivas. A taxa de IRC aplicável varia de região para região. Neste guia completo, explicamos o que é o IRC e quais as taxas de IRC aplicadas em Portugal.
As empresas devem procurar documentar todas as suas transações, cumprindo com todos os requisitos legais. Quando isto não acontece, estamos perante situações de despesas não documentadas ou encargos não devidamente documentados. Neste guia completo, explicamos a diferença entre estes conceitos.