Todas as empresas apresentam gastos na sua contabilidade. Alguns desses gastos podem ser dedutíveis em sede de IRC, diminuindo o valor de imposto a pagar. Neste guia completo, explicamos a diferença entre despesas dedutíveis e despesas não dedutíveis, apresentando exemplos práticos.
As empresas devem procurar cumprir com as suas obrigações legais. Para isso devem adotar práticas de compliance fiscal e tributário que ajudem nesse sentido. Neste guia completo, explicamos o que é o compliance fiscal e tributário, qual a sua importância e como implementá-lo numa empresa.
As demonstrações financeiras são relatórios contabilísticos essenciais para a tomada de decisão dos stakeholders de uma empresa. Neste guia completo, indicamos quais são as principais demonstrações financeiras e para que serve cada uma delas.
O SNC-AP é o modelo contabilístico utilizado pelas entidades públicas em Portugal. Foi implementado com o intuito de harmonizar a contabilidade pública no país. Neste guia completo, explicamos o que é o SNC-AP, quais os seus objetivos e estrutura e de que modo se relaciona com o Tribunal de Contas.
Todo o trabalhador por conta de outrem tem direito ao subsídio de Natal, que, regra geral, corresponde ao valor de uma retribuição mensal. Contudo, o cálculo é feito de maneira diferente no ano da admissão. Saiba, neste guia completo, como calcular o subsídio de Natal nessa situação.
As tributações autónomas são um mecanismo de combate à evasão fiscal criado pela AT. São várias as despesas que podem estar sujeitas a tributação autónoma, pelo que as empresas devem estar a par destas questões. Saiba, neste guia completo, quais as principais despesas sujeitas a tributação autónoma.