No fim de um período de tributação, as empresas podem apresentar lucros tributáveis ou prejuízos fiscais. Havendo prejuízos fiscais de períodos anteriores, estes podem ser deduzidos ao lucro para apurar o valor de IRC. Neste guia, explicamos como calcular o valor dedutível dos prejuízos fiscais.
A Segurança Social concede benefícios a empresas que contratem trabalhadores que se enquadrem em determinados grupos. Neste guia completo, explicamos quais as condições para aceder a estes benefícios e em que situações os mesmos podem ser suspensos ou cessados.
O contrato de trabalho formaliza a relação laboral entre um trabalhador e uma entidade empregadora. Em Portugal, existem vários tipos de contratos de trabalho. Neste guia completo indicamos os principais tipos de contratos de trabalho em Portugal e quais as suas características.
Em Portugal, a adesão ao teletrabalho tem sido cada vez maior. Várias empresas compensam os trabalhadores pelo agravamento de despesas que isso possa trazer. Neste guia completo, explicamos como são pagas as despesas de teletrabalho e quais os limites de isenção.
Todos os meses, os trabalhadores independentes têm de cumprir com várias obrigações, declarativas e de pagamento, com prazos definidos. O cumprimento dos prazos é importante para evitar penalizações. Saiba quais os prazos a cumprir pelos trabalhadores independentes.
Por vezes, as empresas podem ter de fornecer algumas informações sobre a sua atividade a outras entidades. Muitas destas informações, de caráter público, encontram-se na Certidão Permanente. Saiba, neste guia completo, o que é a Certidão Permanente e como a pode pedir.