CentralGest Cloud - Novidades
Fiscalidade

28 mar 2025

Imposto do Selo para empresas: quando têm de pagar?

O imposto do selo é um dos tipos de impostos pagos pelas empresas em Portugal. Aplica-se ao consumo sempre haja isenção ou não sujeição de IVA. Neste guia completo, explicamos em que situações as empresas pagam Imposto do Selo em Portugal e quais as taxas aplicáveis.

CentralGest Cloud - Novidades
Recursos Humanos

28 mar 2025

Relatório Único: quem tem de entregar e como preencher?

Todos os anos, entre 16 de março e 15 de abril, as empresas com trabalhadores a seu encargo precisam de submeter o Relatório Único. Neste guia completo, explicamos o que é o Relatório Único, quem tem de o entregar, como é preenchido e qual a penalização se não o entregar.

CentralGest Cloud - Novidades
Fiscalidade

21 mar 2025

IMI - o que é e como se calcula?

Todos os proprietários de imóveis são sujeitos ao pagamento do IMI, o Imposto Municipal sobre Imóveis. O valor a pagar de IMI depende de vários fatores. Neste guia completo, explicamos o que é o IMI e quais os fatores que determinam o valor a pagar deste imposto.

CentralGest Cloud - Novidades
Recursos Humanos

21 mar 2025

Que benefícios extrassalariais podem as empresas oferecer?

Para além do salário, as empresas podem proporcionar benefícios extrassalariais aos trabalhadores. Estes permitem aumentar a sua satisfação e produtividade. Saiba, neste guia completo, quais os benefícios extrassalariais mais comuns em Portugal e quais os mais valorizados pelos trabalhadores.

CentralGest Cloud - Novidades
Contabilidade

21 mar 2025

Perdas por Imparidade: o que são e qual a sua importância?

As empresas detêm ativos dos quais esperam benefícios económicos, apresentando um determinado valor real. Ao longo do tempo, esses ativos podem sofrer reduções de valor. Nestes casos, estamos perante situações de perdas por imparidade. Saiba, neste guia, o que são perdas por imparidade.

CentralGest Cloud - Novidades
Fiscalidade

21 mar 2025

Prejuízos Fiscais Dedutíveis em IRC: como calcular?

No fim de um período de tributação, as empresas podem apresentar lucros tributáveis ou prejuízos fiscais. Havendo prejuízos fiscais de períodos anteriores, estes podem ser deduzidos ao lucro para apurar o valor de IRC. Neste guia, explicamos como calcular o valor dedutível dos prejuízos fiscais.