CentralGest Cloud - Novidades
Sociedades Comerciais

NIPC em Portugal: o que é, para que serve e como obter?

O NIPC corresponde ao Número de Identificação da Pessoa Coletiva. Consiste num número único que identifica, de forma inequívoca, uma pessoa coletiva com registo comercial em Portugal. Neste guia completo, explicamos qual a importância do NIPC e como pode ser solicitado em Portugal.

CentralGest Cloud - Novidades
Faturação

Checklist Mensal para Garantir uma Faturação Organizada

A faturação de uma empresa deve ser realizada de forma cuidada, para cumprir com todas as exigências legais. A existência de uma checklist mensal com os cuidados a ter na faturação facilita este processo. Neste guia, damos um exemplo de uma checklist mensal para a faturação da sua empresa.

CentralGest Cloud - Novidades
Recursos Humanos

IFICI – o que é e quem pode beneficiar?

O Incentivo Fiscal à Investigação Científica e Inovação é um regime fiscal aplicável a trabalhadores estrangeiros altamente qualificados ou especializados. Neste guia completo, explicamos em que consiste o IFICI, a quem se aplica, quais os seus benefícios e como se pode candidatar a este benefício.

CentralGest Cloud - Novidades
Sociedades Comerciais

EBITDA: o que é e como se calcula?

O EBITDA é um indicador financeiro utilizado para determinar o lucro operacional de uma empresa, excluindo as despesas financeiras, impostos e depreciações de ativos. Neste guia completo, saiba o que é o EBITDA, como se calcula, qual a sua importância e quais as suas vantagens e limitações.

CentralGest Cloud - Novidades
Faturação

Assinatura Digital Qualificada Adiada para 2027

A assinatura digital qualificada vai passar a ser obrigatória nas faturas a partir de 1 de janeiro de 2027. O Orçamento de Estado adiou a implementação desta medida por mais 1 ano. Neste guia, abordamos o tema do adiamento da obrigação de assinatura digital qualificada nos documentos.

CentralGest Cloud - Novidades
Contabilidade

Regime Forfetário do IVA: o que é e a quem se aplica?

O Regime Forfetário de IVA é um regime aplicável a pequenos produtores agrícolas, que lhes permite receber uma compensação por não poderem deduzir o IVA pago aos fornecedores. Neste guia , explicamos em que consiste este regime, quais as atividades abrangidas e como pedir essa compensação à AT.