Os royalties são um tipo de rendimento passivo obtido por pessoas/entidades que concedam o direito de exploração dos seus ativos a terceiros. Neste guia, explicamos o que são royalties, que tipos existem e quais as vantagens e desvantagens deste tipo de rendimentos.
O investimento em criptomoedas tem vindo a ganhar força em Portugal. Se investiu neste tipo de ativos, saiba que os rendimentos que daí advenham poderão ser tributados e deverão ser declarados. Saiba, neste guia completo, como é feita a tributação dos rendimentos de criptoativos em Portugal.
Para poderem faturar, as empresas precisam de ter uma série de faturação comunicada à AT. No início de cada ano, tende a surgir a dúvida "Preciso de criar uma nova série para as faturas deste ano?". Neste guia esclarecemos esta dúvida e explicamos as vantagens de criar novas séries de faturação.
Todos os anos, as empresas ficam sujeitas ao pagamento de IRC sobre o valor dos seus lucros tributáveis. Este valor é determinado na Modelo 22, sendo necessário proceder a vários passos para calcular o valor a pagar ou a recuperar de IRC. Saiba como calcular o valor do IRC neste guia completo.
Em determinados setores, é necessário que os colaboradores trabalhem durante a noite. Uma vez que o trabalho noturno é mais desgastante, as horas noturnas são remuneradas por um valor superior ao das horas diurnas. Saiba, neste guia completo, em que consiste o trabalho noturno e como é pago.
Os rendimentos podem ser tributados em IRS por englobamento ou por tributação autónoma. Alguns rendimentos são obrigatoriamente tributados por englobamento, enquanto outros poderão ser mediante opção do contribuinte. Saiba, neste guia completo em que consiste a tributação por englobamento.