Gerir a faturação de forma manual pode ser uma tarefa morosa, especialmente nos últimos dias do mês, quando se acumulam prazos e obrigações. Felizmente, há soluções simples e eficazes que permitem automatizar o processo de faturação. Com isso, é possível libertar tempo para o que realmente importa: fazer crescer o negócio.
Neste artigo, explicamos como funciona a faturação automática, que vantagens oferece e como pode ser implementada com segurança.
A faturação automática é a emissão de faturas de forma programada e recorrente, sem necessidade de intervenção manual. Este processo é especialmente útil para empresas com contratos de avença, subscrições ou serviços prestados com regularidade.
Ao definir um modelo de faturação automática, o sistema emite os documentos na data programada, com os dados previamente definidos. Isto permite não só poupar tempo, mas também reduzir erros e esquecimentos.
A verdade é que a automatização da faturação pode ser útil para praticamente qualquer empresa, mas destaca-se em negócios como:
Nestes casos, automatizar a faturação evita esquecimentos, reduz o trabalho administrativo e garante maior regularidade no recebimento.
O processo de configuração da faturação automática pode variar consoante o software utilizado. Mas, regra geral, envolve os seguintes passos:
Exemplo prático: Um contabilista presta serviços mensais a uma empresa por 150€. Ao ativar a faturação automática, o software emite essa fatura no dia 25 de cada mês, sem necessidade de repetir o processo manualmente.
Sim, por norma, a faturação automática é segura, desde que se utilize um software certificado e com atualizações regulares. Para garantir a conformidade fiscal, o programa deve respeitar as regras da Autoridade Tributária. Esta questão é particularmente relevante nos assuntos relacionados com a comunicação das faturas e a assinatura digital dos documentos.
Além disso, deve permitir:
Um software de faturação de qualidade deve permitir ainda o envio de notificações ao utilizador sempre que ocorrer a faturação automática. Desta forma, confere mais segurança ao utilizador. Se não receber a notificação, este pode perceber que poderá ter ocorrido algum problema na emissão da faturação. Desta forma, ainda poderá ir a tempo de o resolver o problema e garantir a realização da faturação no prazo previsto.
A implementação de um sistema de faturação automática traz diversos benefícios:
Sim. Um bom software de faturação deve oferecer muito mais do que emissão automática de faturas. Entre outras funcionalidades que podem ser automatizadas, destacam-se:
Com o CentralGest Cloud, é possível automatizar a emissão de faturas de forma simples, rápida e segura. A funcionalidade de faturação recorrente permite definir modelos adaptados ao seu negócio. Garante que todos os documentos são emitidos dentro dos prazos legais, sem esforço adicional.
Além disso, o CentralGest Cloud permite:
Se quer libertar a equipa de tarefas repetitivas e garantir uma faturação mais eficiente, conheça a solução de faturação online da CentralGest Cloud. Comece já a automatizar os seus processos de faturação.
Tags: Faturação Faturação automática Faturação eficiente Automatização da faturação Faturação de avenças
Partilhe este artigo: