Num controlo com autoliquidação, o mesmo lançamento deduz o IVA e liquida o IVA autoliquidado, com o mesmo valor e sinal inverso. A configuração da autoliquidação fica na parte inferior do separador Campos do IVA, não no campo da declaração periódica do topo.
Abra a manutenção do controlo de IVA (ex.: 62111005 – OBS – MN – Continente – C/ Inversão de Sujeito Passivo) e preencha:
- Tipo de operação: Passiva
- Inversão suj. passivo: Com inversão
- Tipo de liquidação: Com liquidação
- Tipo dedução: Com dedução
- Tipo transmissão ativa e Tipo transm. passiva: os que correspondem ao campo do quadro 06-A a carregar (ver artigo 5)

Clique em Avançar e preencha:
- Cód. dec. periódica: deixe 9999 – Sem interesse. A base tributável não deve carregar aqui.
- Conta IVA líq. / dedutível / reg.: a conta do IVA dedutível autoliquidado (ex.: 24323119, campo 0024).
- Cód. dec. per. b. trib. aq. UE / autoliq.: o campo da base tributável (ex.: 0003 – Base tributável à taxa normal).
- Conta 24 IVA líq. aq. UE / autoliq.: a conta do IVA liquidado autoliquidado (ex.: 243313119, campo 0004).
- Clique em Guardar.

Porque a base não carrega no campo do topo
A conta é lançada a débito, e o campo 3 da declaração considera positivos os valores lançados a crédito, como nas vendas. Se a base carregasse no campo do topo, entraria no campo 3 com valor negativo. Por isso a base é indicada no campo de autoliquidação, em baixo.
Resultado do lançamento
Com a conta lançada a débito:
- 23 % da base é lançado a débito na conta de IVA dedutível (campo 24).
- A base carrega o campo 3 da declaração.
- O mesmo valor de IVA é lançado a crédito na conta de IVA liquidado (campo 4).