CentralGest Cloud - Novidades
Contabilidade

Ano Fiscal vs Ano Civil: são sempre coincidentes?

O ano civil corresponde ao período temporal que vai de 1 de janeiro até 31 de dezembro. O ano fiscal, é um conceito temporal aplicado à contabilidade, podendo não coincidir com o ano civil. Neste guia completo explicamos quando é que o ano fiscal pode diferir do civil e que implicações existem.

CentralGest Cloud - Novidades
Fiscalidade

Retenção na Fonte de Trabalhadores Independentes em 2025

Em 2025, houve uma redução da taxa de retenção em IRS para os trabalhadores independentes. A taxa de retenção passou de 25% para 23%. Neste guia, explicamos em que consiste esta medida, quem está abrangido e qual o seu impacto nos rendimentos dos trabalhadores independentes.

CentralGest Cloud - Novidades
Contabilidade

Débitos vs créditos: o que significam na contabilidade?

"Débito" e "crédito" são conceitos essenciais na área da contabilidade. Para efetuar corretamente um registo contabilístico, é fundamental perceber estes termos. Neste guia completo, explicamos o que são débitos e créditos e como devem ser efetuados os registos contabilísticos.

CentralGest Cloud - Novidades
Fiscalidade

Férias Fiscais e Contributivas: quais os prazos em 2025?

As férias fiscais e contributivas facilitam o cumprimento da entrega de declarações e pagamento de impostos, numa altura em que a maioria dos portugueses goza as suas férias. Neste guia completo, indicamos quais os prazos das férias fiscais e contributivas para 2025.

CentralGest Cloud - Novidades
Contabilidade

Declaração Recapitulativa de IVA: o que é e quem entrega?

A Declaração Recapitulativa de IVA é uma obrigação legal das empresas que realizem operações comerciais com outros países da União Europeia. Neste guia completo, explicamos em que consiste esta declaração, quem a deve entregar e com que periodicidade o deve fazer.

CentralGest Cloud - Novidades
Recursos Humanos

TSU: que regimes contributivos existem em Portugal?

Todos os trabalhadores são obrigados a fazer contribuições para o sistema de Segurança Social. O valor a pagar depende do valor da remuneração e da taxa do regime contributivo do trabalhador. Neste guia, explicamos o que é um regime contributivo e que regimes contributivos existem em Portugal.