Regra geral, a 1 de janeiro vence o direito a férias e subsídio de férias referentes ao trabalho prestado no ano anterior. Trata-se de uma situação de acréscimo, em que o gasto é do ano N e o processamento no ano N+1. Neste guia explicamos como calcular e reconhecer o acréscimo de gastos com férias.
Em Portugal, todos os fornecedores de bens e serviços, que tenham contacto com o público, são obrigados a ter Livro de Reclamações.Com a evolução tecnológica, surgiu o Livro de Reclamações Online. Neste guia explicamos o que é e quais as suas vantagens e limitações.
O IRC é um dos principais impostos pelas empresas em Portugal. Regra geral, este imposto incide sobre o lucro das pessoas coletivas. A taxa de IRC aplicável varia de região para região. Neste guia completo, explicamos o que é o IRC e quais as taxas de IRC aplicadas em Portugal.
As empresas devem procurar documentar todas as suas transações, cumprindo com todos os requisitos legais. Quando isto não acontece, estamos perante situações de despesas não documentadas ou encargos não devidamente documentados. Neste guia completo, explicamos a diferença entre estes conceitos.
Em Portugal, as contribuições para a Segurança Social são obrigatórias para todos os trabalhadores. Todos os meses, os valores descontados para a SS são comunicados na Declaração Mensal de Remunerações. Neste guia completo, explicamos o que é a DR e os vários aspetos legais da sua entrega.
Algumas entidades realizam tanto operações sujeitas a IVA como isentas. Como tal, só podem deduzir o IVA das aquisições destinadas às atividades sujeitas a IVA. Para facilitar o cálculo do IVA dedutível, surge o método Pro Rata. Neste guia completo explicamos o que é o Pro rata e quando se aplica.